A criatividade não é um dom e sim uma ferramenta do inconsciente que é desenvolvida com consciência. Um cultivo diário de uma opção de vida, do estar presente em um momento e do vagar da mente em outros, da abertura à possibilidades e sensibilidade à pessoas, dos momentos de individualismo e de colaboração, do saber ser sério e brincar quando existir espaço para isso, da intuição e da razão. Uma polarização consciente de estados da mente e do corpo.

Criatividade é curiosidade. Uma constante vontade de saber mais, de aprender e evoluir. Não existe um objetivo final na criação de uma série ou de um projeto, e sim, o constante desenvolvimento de novas ferramentas e conexões. Estas que nos possibilitam construir um significado pessoal e coletivo, a partir das nossas experiências, interesses, lembranças do passado, vontades para o futuro, criação de outras perspectivas e cenários, compreender histórias e refletir sobre o nosso estado mental e emocional. Nosso e dos outros também. Um exercício de compreensão, flexibilização, ativação e desativação de conexões cerebrais.

Criatividade é um hábito. Sonhamos acordados, conversamos apaixonadamente sobre os nossos sonhos e objetivos, buscamos ter a mente aberta para situações e pessoas, cultivamos um intelecto curioso, energético, saudável, persistente e intrinsicamente motivado pelas nossas próprias atividades. Simples assim? Sim, um comportamento, uma atitude, que podemos transformar em ideias concretas. Em trabalho. Em estilo de vida.

Pelo terceiro ano fomos convidados a falar sobre esta nossa rotina criativa aplicada a diferentes projetos e visões de mundo, na semana de Tecnologia e Empreendedorismo da Escola Viva. É sempre uma convivência e troca rica, que acontece com as jovens mentes mais abertas que ali frequentam e estudam. Este ano, entre tantas outras pessoas interessantes, conhecemos o aluno Leonardo. E hoje, o nosso talentoso amigo Leo - que cria, com paixão, composições, imagens, videos e documentários - está lançando um novo projeto sobre estas tais mentes criativas. Da qual tivemos o prazer de não só participar como inaugurar.

Confira e nos conheça um pouco mais, no EPISÓDIO 01 da série Mentes Criativas de Leo Pirondi.